A higiene bucal é muito importante, não só pra ter uma boa saúde, mas também, para manter uma boa reputação diante das pessoas, afinal de contas, ninguém gosta de ficar perto de alguém com mau hálito.  Você verá algumas dicas que podem te ajudar a não ser contaminado pelo drama do mau hálito.

Beba muita água

Ingerir a quantidade correta de água irá estimular o fluxo da saliva e evitar a desidratação, umas das causas do mau hálito. Uma dica para fazer isso é tomar alguns goles de água sempre que alguém mencionar seu nome, seja na escola, no trabalho ou em sua própria casa. Desse jeito você vai sempre lembrar.

Não exagere no café

O Café é muito bom e pode até mesmo fazer bem para a saúde. Mas se exagerar, a cafeína poderá prejudicar a produção de saliva, ressecando a boca. Para ajudar, você pode substituí-lo por chá. O chá verde pode neutralizar o cheiro de alho presente na boca.

Escove bem os dentes

Após refeições, surgem placas bacterianas em nossos dentes, e isso só pode ser eliminado com uma bela escovação. Caso use dentadura, é preciso cuidar dela como se fossem dentes naturais. Crie o hábito de manter uma boa escovação. Como dica, ative seu despertador para certos horários, assim, não irá esquecer!

Faça uso de fio dental

Qualquer partícula de comida que fique entre os dentes por muito tempo, é o mesmo de deixar um cesto de lixo cheio durante dias, ou seja, vai feder. Isso pode provocar não apenas o mau hálito, mas também uma grave infecção. Por isso, usar o fio dental é tão importante quanto escovar os dentes todos os dias.

Troque a escova a cada três meses

É bem provável que você nem perceba o desgaste da sua escova de dente. Só que uma escova velha, além de ser inútil, pode levar mais bactérias a boca. Você pode trocar de escova sempre que se recuperar de um resfriado, evitando trazer de volta os germes de antes.

Lembre-se da língua

Quando for escovar os dentes, lembre-se da língua. Segundo pesquisas, essa ação reduz o mau hálito em 70%. Como dica, você pode comprar uma escova com raspador de língua e de bochecha, assim não vai esquecer.

Evite enxaguantes bucais com álcool

Muitos enxaguantes possuem álcool em sua composição. Esse tipo de produto resseca a boca e produz um fedor forte assim que a sensação de frescor acaba. Uma dica é ver atentamente o rótulo do produto antes de comprar.

Evite o açucar das balas de hortelã

A combinação de açúcar com hortelã não faz muito bem para sua saúde bucal, pois ajuda na proliferação de bactérias na boca. Quando for comprar balas ou chicletes mentolados, prefira aquelas que não contêm açúcar.

Seja consciente ao tomar remédios

Medicamentos como antidepressivos, analgésicos e outros, podem afetar o fluxo da saliva, provocando o ressecamento bucal crônico. Você pode perguntar ao seu médico os efeitos colaterais do todos os remédios que ele te receitar.

Verifique se há casseos em suas amigdalas

As amígdalas são formadas por uma mistura de resíduos e bactérias que se acumulam na parte posterior da garganta, e isso pode causar mau hálito. Para evitar isso, você deve manter uma boa higiene e visitar regularmente o dentista.

Cuide de seu peso

Outro fator para o surgimento do mau hálito é a obesidade. Uma pesquisa israelense revelou que quanto maior o peso da pessoa, mais chances há de que o hálito dela não seja tão agradável.

Evite dietas com poucos carboidratos

Muitas pessoas não utilizam carboidratos em suas dietas, dizem que assim irão conseguir emagrecer de maneira mais acelerada. Ao fazer isso, o corpo libera certas substâncias que podem causar o mau hálito.
O QUE VOCÊ ACHOU DESTAS DICAS? CONTE NOS COMENTÁRIOS!