Vamos aprofundar seu conhecimento tecnológico, relembrando as recentes descobertas da ciência moderna!

Câncer mais antigo do mundo

Foi encontrado na África do Sul, o berço da humanidade, o registro mais antigo de câncer de que se tem notícia. Ao estudar o interior do fóssil de um pé humano de 1,7 milhão de anos, arqueólogos notaram um crescimento estranho de tecido ósseo. A descoberta é muito importante para a história, pois ajuda a provar que essa doença não é uma exclusividade dos tempos modernos. Também explica o porquê tiveram poucos relatos de câncer no passado, isso se dá pela baixa expectativa de vida naquela época, visto que a doença costuma afetar pessoas de 65 anos de idade pra frente.

Disco de vidro que armazena arquivos eternamente

Isso mesmo, um dispositivo capaz de armazenar dados para sempre. Foi o que anunciaram recentemente pesquisadores da Universidade de Southampton, na Inglaterra. O disco de vidro pode guardar 360 mil gigas por até 13,8 bilhões de anos. Parece um mecanismo frágil, mas esses discos de armazenamento podem suportar temperaturas de até 1 000 graus célsius. Segundo cientistas, a invenção abre uma nova era de arquivamentos de dados eternos. Com isso, tudo o que aprendemos não será esquecido.

Primeiro avião solar a dar a volta ao mundo

Essa não é exatamente uma descoberta científica, mas é um marco no desenvolvimento de energias renováveis. O Solar Impulse 2 tornou-se o primeiro avião solar a dar uma volta completa em nosso planeta. A viagem se iniciou em Abu Dhabi e seguiu em direção ao Oriente. Mas até esse momento nenhum avião sem combustível havia atravessado o oceano, mas felizmente, deu tudo certo. Não foi fácil, pois o avião não ultrapassava os 80 km/h. O feito abre espaço para mais pesquisas na área da aviação.

Inteligência artificial aprende jogar Go

Um computador conseguiu superar os maiores campeões humanos do Go, jogo oriental mais complexo que o xadrez. Esse jogo possui mais possiblidades de estratégias do que o número de átomos presentes no universo. O Google criou um computador capaz de superar o melhor jogador do mundo, mas em vez de ser projetado para seguir as regras, o robô foi criado para pensar. O que significa que poderemos ter robôs pensando como humanos em breve.

Água em Marte

Sabemos que ao falar disso, você imagina um robô motorizado vagando por uma superfície inóspita feia de areia vermelha e se deparando com um lindo oásis, mas não foi bem assim que aconteceu. As moléculas de água foram encontradas ligadas a minerais do solo marciano. E algo muito interessante é que após estudos, chegou-se a conclusão que a cada metro cúbico de solo, dá pra encontrar o equivalente a seis canecas grandes de água líquida. Imaginem no futuro os seres humanos instalando minas de água em Marte!!!

Planeta 9

Por mais de uma década, astrônomos questionaram a existência de um outro planeta dentro do nosso Sistema Solar. Mas recentemente, pesquisadores de Califórnia apresentaram evidências convincentes de que o planeta 9 existe mesmo. Maior que Netuno e mais frio que todos, ele parece estar orbitando o Sol a uma distância de mais de 100 ou 1 000 unidades astronômicas.

Visão Biônica

 

A empresa canadense Ocumetics Technology está desenvolvendo uma substituição para a lente natural do olho com o objetivo de melhorar radicalmente a visão humana. Chamado Bionic, o dispositivo médico poderá tornar lentes de contato e óculos coisas do passado. Uma vez implantado dentro do olho, o dispositivo se autorregula, conectando os músculos que alteram a curvatura de nossas lentes naturais. Com a Bionics poderemos ter uma verdadeira visão de águia, podendo enxergar a distâncias que hoje apenas sonhamos.

E VOCÊ, QUAL DESSAS DESCOBERTAS GOSTARIA EM VER DE PERTO? CONTA PRA GENTE AQUI NOS COMENTÁRIOS!