Vamos ver algumas invenções sensacionais que foram projetadas para ajudar pessoas com algum tipo de deficiência!

Anigmo

Esse dispositivo é um interruptor que para funcionar precisa que você simplesmente passe o braço ou a mão na frente dele, o que pode ser uma boa para quem tem dificuldades em realizar atividades que são relativamente simples. Além de dar um charme futurista a qualquer casa, o Anigmo também ajudará pessoas com problemas motores, como deficientes e idosos, a apagar e ascender à luz sem problema algum. Esse acessório custa cerca de 150 reais.

No Touch Actbrise

Esse é um teclado que não precisa de toque e que pode ser uma ótima ajuda para pessoas com paralisia física. Com o No Touch é possível que o computador exerça suas funções apenas com movimentos da cabeça e do pescoço de seus usuários. A pessoa deve colocar uma espécie de aro em sua cabeça para poder usar o dispositivo. Seria ótimo que pessoas com paralisia conseguissem se sentir conectadas ao mundo, e é exatamente o que o No Touch faz por elas.  Seu preço é de quase 8.000 reais.

Tankchair

Essa é com certeza a cadeira de rodas mais incomum que você verá hoje! A Tankchair foi feita para cadeirantes off-road. Seu design nem um pouco discreto, foi desenhado para terrenos irregulares e eventuais obstáculos, não só isso, até na água ele pode andar. E tudo, a uma velocidade que pode chegar a 48 km/h. Seu sistema de controle permite que a cadeira possa se elevar a uma posição ereta ou reclinar totalmente e algumas podem ser equipadas com armas ou varas de pesca. Ela é vendida apenas para empresas em especial.

Tactile Wand

Esse dispositivo é basicamente uma varinha inteligente projetada para substituir à longa e tradicional vara utilizada por pessoas que possuem deficiência visual. Criado por Jin Woo, a Tactile Wand usa um sensor na frente que é capaz de detectar objetos próximos e ainda possibilita perceber o quão longe a pessoa está de materiais à frente por meio de vários níveis de vibração. A varinha também inclui um local para você colocar seu dedo, e isso vai realmente indicar a posição em que se encontram os objetos a sua volta. Custa 300 reais.

Kenguru

Agora existe um carro feito exclusivamente para cadeirantes. O Kenguru é um  carro elétrico feito pela empresa Community Car´s. Esse veículo mede um pouco mais que dois metros e é capaz de andar até 110  km, a uma velocidade de 45 km/h. A grande diferença do Kenguru para outros automóveis é que ele não possui banco de motorista, pois a cadeira de rodas é o próprio banco. Para entrar no carro, o usuário precisa apenas acionar a porta por meio de um controle remoto. Imagine! Uma rampa sai de dentro do carro! Na hora de dirigir, todos os comandos são feitos com a mão. Ele custará cerca de R$ 80.000.

HAL-5

Você já deve ter ouvido falar sobre o multibilionário Tony Stark, o tão conhecido Homem de Ferro. No Japão, foi desenvolvida uma armadura parecida coma desse herói dos cinemas. O HAL-5 é um exoesqueleto mecânico que, se não te dará poderes, poderá pelo menos oferecer uma maior liberdade de movimentos para pessoas com limitações motoras. O mecanismo promete expandir e melhorar as capacidades físicas do usuário. Ele ainda não tem um preço oficial, mas podemos imaginar que custará cerca de 200 mil reais.

Prótese de personagens de filmes

O sonho de muitas crianças é de se tornar um herói ou uma princesa dos contos de fadas. Para ajudar crianças com deficiência física e tornar esse desejo uma realidade, a startup Open Bionics desenvolveu próteses de braços inspiradas nos filmes da Disney. Elas são feitas por uma impressora 3D e possuem até mesmo luzes LED e os movimentos são gerados com impulsos do próprio músculo da criança. Esse gadget custará mais ou menos, 1 600 reais.

VOCÊ ACHA QUE ESSES PRODUTOS PODEM REALMENTE AJUDAR PESSOAS QUE POSSUEM NECESSIDADES ESPECIAIS? CONTA PRA GENTE AQUI NOS COMENTÁRIOS!