Parasitas são criaturas capazes de nos fazer passar mal só de olharmos para eles. Com toda certeza você não vai querer encontrar um bichinho destes dentro de você não é mesmo? Mas é importante saber que alguns destes serem podem ser muito perigosos para sua saúde e você tem que saber identifica-los. É por isso que separamos os parasitas mais perigosos do mundo.

Ascaris spp

Esses vermes chegam a medir 35 cm durante sua estadia em um humano. A contaminação ocorre pela ingestão dos ovos desse parasita, que cresce no intestino e migram para outras partes do corpo. Até pouco tempo, esta criatura só infectavam porcos, porém recentemente descobriu-se que ele é capaz de ser um parasita humano, então muito cuidado com o que você come.

Opisthorchiidae 

Esses platelmintos são mais populares na Ásia, ainda que algumas espécies também sejam comuns na Europa e na Rússia. A contaminação ocorre pelo consumo de peixes contaminados crus ou mal cozidos. Infecções crônicas por esses vermes estão significativamente associadas com o aparecimento de câncer. A melhor maneira de evita-lo é o cozimento ou congelamento de peixes de água doce antes do consumo.

Trichinella spiralis 

Trata-se de uma lombriga de porco responsável pelo aparecimento de uma doença conhecida como triquinose, que é uma infecção muscular causada pelo consumo de carne de porco crua ou mal cozida ou, ainda, pelo consumo de salsichas defumadas. É impossível enxergar os cistos na carne contaminada, por isso todo cuida é pouco quando o assunto é carne de porco.

Trypanosoma cruzi 

Esse parasita é responsável pela Doença de Chagas, caracterizada pelo seu desenvolvimento lento e, em muitos casos, praticamente invisível. A contaminação ocorre geralmente pelo contato com as fezes dos insetos conhecidos popularmente como barbeiros. A picada do inseto também pode se tornar um fator transmissor da doença.

Toxoplasma gondii 

Gatos e roedores são os mais afetados por esse protozoário, que é um dos mais comuns em todo o mundo. A infecção entre humanos varia de 10 a 30% em diferentes regiões do globo. Os pacientes mais afetados por esses parasitas são as mulheres grávidas, uma vez que eles são capazes de chegar até a placenta se tornando um risco ao feto. Por isso é bom mulheres evitarem trocar a areia de gatos.

Caracol

Pode parecer brincadeira, mas algumas espécies de caracóis são capazes de produzir um parasita chamado Esquistossomíase, que provoca uma doença que pode levar até mesmo a morte conhecida como esquistossomose. A contaminação acontece principalmente pelo consumo de água contaminada. Esses vermes também são capazes de se alojar no corpo humano, provocando infecções gravíssimas.

 

E VOCÊ JÁ IMAGINOU ENCONTRAR UM BICHINHO DESSES, O QUE VOCÊ FARIA? CONTE PRA GENTE AQUI NOS COMENTÁRIOS!