Com os dedos das mãos podemos fazer uma infinidade de gestos que, dependendo do país onde você se encontre terá um significado ou outro. É muito útil saber o que significam estes gestos para não levar nenhuma surpresa ao fazê-lo em outro país. E é por isso que o Guia do Curioso trás para vocês alguns sinais e seus significados por todo o mundo.

Joia

Ao levantar o polegar estamos indicando que está tudo bem, que está OK. No entanto, este gesto não significa a mesma coisa em todos os lugares. No Oriente Médio, por exemplo, é melhor evitar usá-lo porque significa o mesmo que o dedo do meio erguido aqui no Brasil. Ou seja, seria uma tremenda falta de educação.

Apontar algo com um dedo 

Este gesto é uma falta de educação no mundo inteiro, apesar de ser difícil evitá-lo. Apontar o dedo em algumas regiões é uma forma de dizer que você tem razão e não se importa com a opinião dos outros. No oriente médio usam-se os dedos indicadores e o do meio, ou a mão inteira para apontar para algo quando necessário.

Chamar alguém com um dedo 

Este sinal, na maioria dos países é considerado insultante para chamar alguém. Já que é uma maneira extremamente rude de pedir que alguém venha até você. Nos Estados Unidos, porém, significa simplesmente venha aqui e não tem outra conotação. Já nas Filipinas este gesto pode levar à prisão e usa-se para chamar, assim como significa morte no Japão.

Hang loose 

Este gesto chamado sinal de shaka é muito típico no Havaí e em lugares de cultura surfista e de praia. Algumas vezes, balançam a mão para enfatizar o gesto. Seu significado é estar relaxado. Na Espanha, Equador e Alemanha este mesmo sinal significa beber pois lembra a forma de uma garrafa. Cuidado pra não se mostrar relaxado e acabar pedindo uma bebida.

Cruzar os dedos 

Segundo alguns historiadores os primeiros cristão usavam este símbolo para indicar a cruz de Cristo e, assim, afastar a má sorte e ter um sinal de proteção contra o mal. Atualmente este sinal está mais relacionado a sorte ou esperança, porém no Vietnã, esse gesto é visto como um sinal obsceno.

Chifrinho 

O sinal de chifre é muito popular no mundo do rock e portanto, é muito conhecido por todo o mundo. Porém o que muitos não sabem é que este sinal é utilizado há milhares de anos. Algumas pessoas atualmente o relacionam com o mal, mas na realidade estão equivocadas, já que este gesto significa totalmente o contrário. Os romanos acreditavam que ao fazer este sinal seriam capazes de afastar o azar e espíritos malignos. Aposto que você não sabia disso.

E VOCÊ JÁ CONHECIA O SIGNIFICADO DE ALGUM DESSES GESTOS? CONTE PRA GENTE AQUI NOS COMENTARIOS!